Ao Remanescente Crente De Yisrael Da Ásia – E À Geração Final De Yisrael
1 A Gilyahna de יהושע ha Moshiach, que יהוה Lhe deu, para mostrar aos Seus avadim as cousas que brevemente hão de suceder; e que Ele enviou e deu o significado por intermédio do Seu malach celestial1 ao Seu eved Yochanan:
Comentário:
Possivelmente Gabriel, levando-se em conta que ele é o mensageiro principal da comunicação e foi
enviado muitas vezes por YHWH com respeito a realidade de Yahshua, tanto antes como após a Sua incarnação.
2 O qual testificou da Palavra de יהוה, e do testemunho de יהושע ha Moshiach, e de todas as cousas que viu.
3 Bem-aventurados são os que lêem, e os que ouvem as palavras desta profecia, e shomer estas cousas que nela foram escritas; porque o tempo se aproxima.
4 Yochanan, às sete congregações Yisraelites que estão na Ásia: 2 Favor imerecido seja convosco, e shalom da parte dAquele que é, que era, e que há de vir; e dos sete ruachim que estão diante do Seu kesay;
Comentário:
2 “Hoje conhecida como Ásia Menor, devido a disposição do norte do Oriente Médio se achar entre a
Europa e a longínqua Ásia Oriental. Estas são as terras remotas controladas pelos Assírios, os quais conquistaram as dez tribos do norte, em 721 BCE, e também das cidades em que viveu a maioria dos
crentes primitivos que se achavam fora de Yahrushalayim. Shaul sabia disto e passou muito tempo a procura das ovelhas perdidas da Casa de Yisrael ali. Esses Efrayimitas se expandiram por outras nações, dentre as quais, a dos Citas (Scythians), dos Sacae(itas), e dos Cimérios.” Collins p.127, The Lost Ten Tribes of Yisrael Found. Josephus, Antiquities 11, capítulo 5, verso 2.
5 E da parte de יהושע ha Moshiach, o qual é a Fiel
Testemunha, e o Bachor dos mortos, e o Sar dos melechim do olam. Àquele que nos amou e nos lavou dos nossos pecados em Seu próprio dahm,
6 E nos tornou melechim e Kohanim para o Seu אלהא e Abba; a Ele seja a tifereth e o domínio le-olam-va-ed. Amein.
7 Eis que, Ele vem com as nuvens; e todo olho O verá, e os que O traspassaram; e todas as tribos 3 do olam se lamentarão por causa dEle. Sucederá mesmo assim. Amein.
Comentário:
Uma dupla referência com respeito às 12 tribos de Yisrael e a todas as nações da terra.
8 Eu sou o Alef e o Taf, o Princípio e o Fim, diz o Soberano יהוה, Aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso-El Shaddai. 4
Comentário:
Claramente um referência dura de se contestar, com relação a Yahshua-YHWH, nosso Messiah.
9 Eu, Yochanan, que também sou vosso irmão Yisraelite, e chaver na tribulação, e no malchut e na perseverança em יהושע ha Moshiach, achei-me na ilha que é chamada Patmos, por causa da palavra de יהוה, e por causa do testemunho de יהושע ha Moshiach.
10 Eu fui tomado em Ruach no Yom יהוה,5 e ouvi, por detrás de mim, uma grande voz, como de um shofar,
Comentário:
5 Não no Dia do Senhor, mas no “Dia de YHWH”, uma expressão idiomática para o período de tempo pleno em que YHWH há de julgar a terra. Yochanan foi tomado de súbito pelo Espírito afluindo à revelação
para ver este período por completo. Quanto a esta referência, absolutamente, não tem nada a ver com
qualquer sorte de alegação à adoração feita no Dia do Sol-Domingo, nem mesmo que Yochanan tenha
recebido o Livro de Gilyahna no Domingo.
11 Dizendo, Eu sou o Alef e o Taf, o Primeiro e o Último; e, o que vês escreve num rolo e envia-o às sete congregações Yisraelites que se acham na Ásia; a Efesos, e a Smyrna, e a Pergamos, e a Thyatira, e a Sardis, e a Filadelfia, e a Laokikeia.
12 E voltei-me para observar a voz que falava comigo. E quando me virei, eu vi sete menorot de ouro; 6
Comentário:
6 Plural de menorah.
13 E no meio das sete menorot, um semelhante ao Ben Ahdahm, vestido com um efod, e cujas vestes se estendia até aos pés, e envolto de Si, uma cinta de ouro.
14 A Sua cabeça e Seus cabelos eram brancos como a lã, alvos como a neve; e Seus olhos, eram como uma chama de fogo;
15 E os Seus pés, como o bronze refinado, como se fora queimado ao forno; e a Sua voz, como o som de muitas torrentes de mayim.
16 E Ele tinha na Sua mão direita sete cochavim; e da Sua boca saía uma espada afiada de duas extremidades; e a Sua face era como o sol resplandecendo, com sua força.7 17 E quando O vi, eu caí a Seus pés como morto. E Ele pôs Sua mão direita sobre mim, dizendo-me, Não temas; Eu sou o Primeiro e o Último:
Comentário:
7 O mesmo Homem visto por Yechezkel, no capítulo 1.
18 Eu sou Aquele que vive, estive morto; e, eis que, Eu estou vivo le-olam-va-ed. Amein; e tenho as chaves do Sheol e da morte.
19 Escreve as cousas que viste, e as que são, e as cousas que acontecerão depois destas;
20 Quanto ao mistério das sete cochavim que viste na Minha mão direita, e as sete menorot de ouro. As sete cochavim são os sete mensageiros que presidem a doutrina das sete congregações Yisraelites; e as sete menorot que viste, são as sete congregações Yisraelites.8
Comentário:
8 Estas sete congregações, são as sete congregações Yisraelitas históricas e a mensagem lhes foi dirigida individualmente no primeiro século, em seu contexto também histórico. Enquanto alguns princípios edetalhes mediante estas admoestações tem aplicações eternas para nós hoje, não são e nem representam – períodos ou dispensações na história eclesiástica, conforme alguns dispensacionalistas tentam retratar com seu sensalionalismo ao torcerem as Escrituras.