Introdução:
O primeiro capítulo do livro de Efésios 01, escrito pelo apóstolo Paulo, é uma obra rica em teologia e espiritualidade. Neste capítulo, Paulo aborda temas fundamentais da fé em Yahshua Moshiach, destacando a soberania de YHWH, a redenção no Moshiach e a obra de Ruah HaQodesh. A mensagem central deste capítulo é um convite para refletirmos sobre nossa identidade no Moshiach e a grandiosidade do plano divino.
Efésios está no mesmo grupo cronológico das epístolas de Paulo aos Colossenses, Filemom e Filipenses, chamadas coletivamente de “As Epístolas da Prisão” porque foram escritas durante o primeiro aprisionamento romano de Paulo. Evidentemente Paulo chegou a Roma na primavera de 61. Atos fala que demorou dois anos inteiros em casa alugada por ele mesmo (Atos 28:30), o que faz chegar à primavera de 63. Provavelmente foi liberado antes do incêndio de Roma em 64. Em Filipenses ele já aguardava esse libertamento (1:19-26) uma esperança à qual ele se refere também em Filemom 22. Efésios, Colossenses e Filemom foram despachadas na mesma ocasião pelos mesmos mensageiros (Ef. 6:21, 22; Cl. 4:7-9; Fm. 12, 23, 24).
Tentativas de colocar estas epístolas em período anterior, como se fossem escritas em alguma prisão, tal como Cesaréia ou mesmo Éfeso (George S. Duncan, St. Paul’s Ephesian Ministry) não têm tido sucesso. Não há bons motivos para rejeitarmos o lugar tradicional – Roma. Esta epístola, junto com Colossenses e Filemom, foi provavelmente escrita no ano 62.
Destino da Epístola. Por causa das palavras em Éfeso (en Epheso) que não aparecem no manuscrito original do Códex Sinaiticus (Aleph) e no Códex Vaticanus (B), dois dos mais antigos manuscritos existentes do Novo Testamento, há quem negue que esta epístola foi endereçada aos efésios. Outro ponto difícil é o fato que uma epístola escrita em Laodicéia foi mencionada em Cl. 4:16, mas não se mencionou Éfeso. Alguns crêem que esta epístola poderia ter sido uma circular endereçada a um grupo de diferentes igrejas (Este é o ponto de vista mais amplamente defendido hoje em dia. (Ed.). Parece mais provável, contudo, que uma congregação particular estava em vista, e não temos fortes motivos para rejeitarmos o destino aceito tradicionalmente – Éfeso (veja John W. Burgon, The Last Twelve Verses of St. Mark, 1959, pág, 169-187). Mesmo os manuscritos Aleph e B são intitulados aos Efésios (Pros Ephesious). Paulo permaneceu um tempo comparativamente longo em Éfeso quando fazia a sua terceira viagem missionária (Atos 19:1 – 20:1; 20:31). Sua associação com os crentes dali foi muito íntima, conforme prova sua maneira de se dirigir aos anciãos de Éfeso (Atos 20:17-38).
Escolha e Predestinação
Paulo inicia a carta aos Efésios enfatizando a escolha e predestinação dos crentes por YHWH antes da fundação do mundo. Esta doutrina nos lembra que a nossa salvação não é fruto de nossos méritos, mas da graça soberana de YHWH. Ele nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis diante Dele. Este conceito reforça a segurança da nossa fé, sabendo que fazemos parte de um plano maior que transcende o tempo e o espaço.
Redenção e Perdão em Yahshua
No centro da mensagem de Efésios 1 está a redenção que temos por meio de Yahshua Moshiach. Paulo explica que em Yahshua Moshiach temos a redenção pelo Seu sangue e o perdão dos nossos pecados, de acordo com as riquezas da graça do altíssimo pai YHWH. Este ato de redenção não só nos liberta da escravidão do pecado, mas também nos reconcilia com YHWH, trazendo-nos paz e renovação espiritual. A obra de Yahshua Moshiach no madeiro é o fundamento da nossa fé e a base da nossa esperança.
A Obra de Ruah HaQodesh
Paulo também destaca a obra do Ruah HaQodesh na vida dos crentes, descrevendo-o como o selo da promessa de Deus. O Espírito Santo é dado como um penhor da nossa herança, garantindo a nossa redenção completa no futuro. Ele é o agente transformador que nos capacita a viver de acordo com a vontade do eterno e a crescer na fé. A presença de Ruah HaQodesh em nossas vidas é um testemunho da fidelidade do pai e um constante lembrete da nossa nova identidade em Yahshua Moshiach.
Efésios 1.1
Shaul, um sholiach de יהושע ha Moshiach, pela Soberano יהושע, e de vosso ahava para com todos os vontade de יהוה, aos Yisraelitas kidushim que estão em Efsiyah, e aos fiéis Yisraelitas no Moshiach יהושע:
Efésios 1.2
Favor imerecido seja convosco e shalom da parte de יהוה, nosso Abba, e do Soberano יהושע ha Moshiach.
Efésios 1.3
Bendito seja o אלהא e Abba de nosso Soberano יהושע ha Moshiach, que nos abençoou com todas as brachot espirituais nos shamayim, no Moshiacha:
Efésios 1.4
Assim como Ele nos escolheu, nEle, antes da fundação do olam, a fim de sermos kadosh e sem mácula perantoe Ele, em ahava:
Efésios 1.5
Tendo nos predestinados para a adoção de filhos, mediante o Próprio יהושע ha Moshiach, segundo o tov deleite de Sua vontade, 1
Comentário de Estudo
1 Todos crentes são adotados na família do YHWH. Há nenhuma tal coisa como os judeus estão as crianças escolhidas reais e não-judeus meramente sendo adotados. Todos seres humanos são pecadores e toda adoção de necessidade na família do YHWH, inclusive Judeu-Yisrael.
Efésios 1.6
Para o tehilla da tifereth do Seu favor imerecido, pelo qual Ele nos tornou aceitáveis no Amado.
Efésios 1.7
No qual temos a geulah por meio de Seu dahm, o perdão de pecados, de acordo com as riquezas de Seu favor imerecido;
Efésios 1.8
Que Ele abundantemente transbordou sobre nós em toda a chochmah e binah;
Efésios 1.9
Tendo, portanto, nos concedido o conhecimento do mistério da Sua vontade, segundo a sua tov amenidade, que Ele propusera, de Si mesmo:
Efésios 1.10
A fim de que, na ministração da planeitude dos tempos, Ele pudesse reunir ocmo uma só, todas as cousas no Moshiach, tanto as que estão nos shamayim, como as que estão na terra; assim sendo, nele: 2
Comentário de Estudo
Este texto só destrói qualquer forma de teologia separada de entidade onde judeus têm sinagogas para Shabbat e cristãos ter as igrejas para adoração Dominical e onde palavra do YHWH é divida em dois convênio. Ambos judeus, e Torah-Honra não-judeus, são chamados estar num corpo. Isso inclui todas Suas crianças em céu, todos os mensageiros celestiais, e toda criação que Ele veio reuinir em um. Todas coisas dispersas estão sendo reunidas, que por definição deve incluir exílios do Yisrael, de ambos casas.
Efésios 1.11
No qual também temos obtido uma herança, sendo predestinados, segundo o propósito dAquele que opera todas as cousas segundo o conselho da Sua própria vontade:
Efésios 1.12
Para que fôssemos tidos como tehilla de Sua tifereth, nós, que fomos os primeiros a confiar no Moshiach.
Efésios 1.13
Em quem vós também confiastes, depois que ouvistes a palavra da emete, a Besorah da vossa salvação; em que também, depois que crestes, fostes, portanto, selados com o Ruach Hakodesh da promessa,
Efésios 1.14
O qual é o penhor de יהוה repeitante à nossa futura herança, até a geulah da propriedade quitada, nossos corpos, para o tehilla da Sua tifereth.
Efésios 1.15
Portanto, depois que ouvi acerca de vossa emunah, no Soberano יהושע , e de vosso ahava para com todos os Yisraelitas kidushim,
Efésios 1.16
Não cessei de dar hodu por vós, fazendo menção de vós em minhas tefillot;
Efésios 1.17
Para que o אלהא de nosso Soberano יהושע ha Moshiach, o Abba de tifereth, possa vos conceder o Ruach de chochmah e de revelação no da’at dEle:
Efésios 1.18
De modo que, os olhos do vosso lev, uma vez sendo iluminados; haveis de saber qual é a tikvah do Seu
chamamento, e quais as riquezas da tifereth da Sua herança nos Yisraelites kidushim,
Efésios 1.19
E qual a excedente grandeza do Seu poder para nós, os que cremos, segundo o operar do Seu poder efica
Efésios 1.20
O qual operou Ele no Moshiach, quando Ele O ressuscitou dentre os mortos e O fez assentar à Sua mão
direita, nos shamayim,
Efésios 1.21
Acima de todo principado, e poder, e força, e domínio, e de todo o nome que se possa chamar, não somente noolam hazeh, mas também no olam haba: 3
Comentário de Estudo
O entendimento de Hebráico de tempo é náodispensational.Uma salvação é recebida neste mundo,
para entrar o logo. Justo dois períodos de tempo, sem dispensations artificial.
Efésios 1.22
E pôs todas as cousas debaixo de Seus pés, e o deu, para que fosse o cabeça sobre todas as cousas na
congregação Yisraelite,
Efésios 1.23
A qual é o Seu corpo, a completa expressão daqueleque a tudo preenche em tudo.