Introdução:
O Rolo de Atos, também conhecido como Ma’asei HaShlichim (Atos dos Emissários), é uma continuação do relato do Besorat (Evangelho) de Luka. Este rolo sagrado narra os eventos cruciais que ocorreram após a ascensão de Yahshua HaMashiach aos shamayim, focando-se na formação e expansão da kehilah (congregação) do Pacto Renovado.
Neste texto, encontramos a narrativa dos primeiros dias após a partida de Yahshua, incluindo a escolha de um novo shaliach (emissário) para substituir Yahudah Ish Keriot. O rolo utiliza termos e conceitos hebraicos, refletindo a natureza israelita da fé original dos talmidim (discípulos).
O relato enfatiza a importância do Ruach HaKodesh (Espírito Santo) na vida dos crentes e na propagação das Boas Novas do malchut (reino) de YHWH. Ademais, destaca-se a continuidade entre o ministério terreno de Yahshua e a missão confiada aos Seus seguidores, especialmente no que diz respeito à restauração e reunificação das duas casas de Yisrael.
Este texto é fundamental para compreender as raízes hebraicas da fé messiânica e o plano divino para a restauração de todo o Yisrael, conforme profetizado nas Escrituras Hebraicas.
Atos 1:1
O primeiro rolo eu fiz, Ó Theofilos,1 de tudo que יהושעcomeçou a fazer e a ensinar,
1 Ver nota em Luka 1:3.
Atos 1:2
Até ao dia em que Ele foi recebido em cima, depois que Ele por intermédio do Ruach Hakodesh, deu Sua Torah aos shlichim que Ele havia escolhido:
• Shlichim – Apóstolos, Emissários
Atos 1:3
Aos quais, também Ele Próprio se apresento vivo, depois de Seu padecimento, por muitas porvas infalíveis, sendo visto por eles durante quarenta dias, e falando das coisas pertencentes ao malchut de .יהוה
Atos 1:4
E, enquanto Ele comia lechem junto deles, 2 Ele ordenou que não se ausentassem de Yahrushalayim, mas aguardassem a Promessa do Abba, da qual, Ele disse, Vós a ouvistes de Mim.
2 Peshitta Aramáica.
• Lechem – Pão • Yahrushalayim – Jerusalém
Atos 1:5
Porquanto, Yochanan ha Matbeel verdadeiramente imergiu com mayim; mas vós sereis imersos com o Ruach Hakodesh, a não muitos dias desde já.
• Yochanan ha Matbeel – João o Batista • Mayim – Água
Atos 1:6
Quando eles, pois, se reuniram, Lhe perguntaram, dizendo, Mestre, restaurarás Tu neste tempo o malchut a Yisrael? 3
3 Quando houver união entre os crentes de Yisrael, a principal preocupação dos mesmos será a restauração e a reunificação das duas casas. Este povo dificilmente concordava sobre qualquer coisa, mas num só acordo estavam preocupados sobre o fato do que Yahshua estivesse retornando ao Pai, sem que primeiro Efrayim e Judáh, se unissem outra vez, como um nas mãos de YHWH. Esta pergunta foi feita na conjugação do tempo futuro, é uma evidência ampla e válida de que a restauração fora suprema no Ministério de Yahshua, e além disso, nunca tinha plenamente ocorrido anteriormente, no tempo em que os Judeus retornaram do exílio da Babilônia, nem nos dias de Yechezkel, nem nos dias de Josias, como alguns erroneamente defendem.
• Talmidim – Discípulos • Yisrael – Israel
Atos 1:7
E Ele disse-Lhes, Não cabe a vós conhecer tempos, ou as moadim que o Abba pôs debaixo da Sua própria autoridade. 4
4 Yahshua lhes respondeu conjugando o tempo futuro, com relação aos versos 7-8, ilustrando que Seu Pai não tinha ainda revelado a quem quer que seja, a cronometria futura exata da restauração plena. A pergunta alegada pelos discípulos e a resposta do Messiah, sempre dispensará qualquer tentativa inventiva, ou que ainda venha fabricar algo que possa sobrevir como uma suposição bem conhecida, quanto ao que fora o passado das duas casas, cerca de quinhentos anos antes de Yahshua ter vindo em carne.
• Moadim – Tempos designados, Festas
Atos 1:8
Mas vós recebereis poder, depois que o Ruach Hakodesh vir sobre vós; e vós Me sereis testemunhas, em Yahrushalayim, em toda Yahudah, e em Shomron, e nas quatro extremidades do olam. 5
5 Note que o plano para reunificação de Yisrael se acha claramente traçado. No contexto, essa comissão foi dada como resposta à indagação dos discípulos acerca de como seria a restauração de Yisrael. Ele lhes relatou que não podiam saber quando isto se cumpriria plenamente, mas Ele lhes mencionou o método pelo qual isto sucederia. Ele lhes enviou a todo o Yisrael, de igual modo, para a Judéia, para Samaria e para o mundo inteiro. Houve apenas uma Grande Comissão, e não três. Em todas as três áreas mencionadas, as ovelhas de Yisrael tinham de ser encontradas.
• Yahudah – Judá • Shomron – Samaria • Olam – Mundo, Era
Atos 1:9
E quando Ele falou estas cousas, enquanto eles olhavam atentos, Ele foi elevado às alturas; e Ele foi acolhido numa nuvem à vista deles.
Atos 1:10
E ao olharem firmemente em direção aos shamayim, enquanto Ele subia, eis que, dois homens vestidos de branco se apresentaram diante deles;
1 No contexto, mensageiros representando ambas as casas, que teriam vindo juntos, ao proclamarem as Boas Novas.
• Shamayim – Céus
Atos 1:11
Que também disseram, Vós, homens de Galil, por que vós estais parados olhando para os shamayim? Esse mesmo יהושע, que dentre vós foi recebido nos shamayim, virá da mesma maneira como O vistes subir aos shamayim.
2 Fisicamente, corporalmente e da volta ao Monte das Oliveiras.
Atos 1:12
Então, eles retornaram para Yahrushalayim do har chamado das Oliveiras, que fica de Yahrushalayim cerca de uma jornada de um dia do Shabbat.
Har – Monte • Shabbat – Sábado
Atos 1:13
E quando eles retornado, eles subiram ao pavimento superior, onde ali estavam presentes, Kefa, e Yaakov, e Yochanan, e Andri, Filipe, e Toma, Bartholomi, e Mattityahu, Yaakov, o filho de Alfai, e Shimon, o Zealot, e Yahudah, o filho de Yaakov.
3 Conforme determinado pelo Sanhedrin, pertinente
Atos 1:14
Todos estes continuavam num só acordo em tefillot e súplicas, com as mulheres, e Miryam, a eema de יהושע, e com Seus irmãos.
O vestíbulo superior ou pavimento superior, era o local onde acontecia o encontro dos oradores entre os líderes do Yisrael do Pacto Renovado, mas não era o lugar onde o Espírito se derramara. O erro da superimposição desta jurisdição das oradores em cima dos eventos do capítulo 2, resultou num horror nunca relatado, tragédia e erro, como verificado na alegação da então chamada igreja gentios.
• Eema – Mãe
Atos 1:15-16
E naqueles dias, Kefa levantou-se no meio dos talmidim – o número dos nomes juntos eram em torno de cento e vinte – e disse, Homens e irmãos Yisraelites, esta Katuv havia de se cumprir, do que o Ruach Hakodesh falou pela boca de Dawid, concernente a Yahudah, que guiou aqueles que prenderam a יהושע.
• Katuv – Escritura • Dawid – Davi
Atos 1:17-19
Porquanto foi contado conosco, e tomou parte neste serviço. Ora, este homem comprou um campo com a recompensa da iniquidade; e primeiro caindo de cabeça, a arrebentou, de modod que abriu-se ao meio, e todas as suas vísceras irromperam para fora. E isto se tornou conhecido a todos os habitantes de Yahrushalayim; de modo que o campo é chamado em sua própria língua, Akel-Dahman, que é dito, O Campo de Sangue.
• Akel-Dahman – Campo de Sangue
Atos 1:20-22
Pois está escrito no Rolo de Tehillim, Fique a sua habitação desolada, e ninguém habite nela; dêem a outro o ofício do seu serviço. É, portanto, necessário que um destes homens que estiveram conosco todo o tempo em que o Salvador יהושע entrou e saiu dentre nós, Começando desde o mikvah de Yochanan ha Matbeel, ao mesmo dia em que dentre nós Ele foi recebido em cima, uns destes deve ser ordenado para servir de testemunha conosco da Sua ressurreição.
• Tehillim – Salmos • Mikvah – Imersão, Batismo
Atos 1:23-26
E eles designaram dois, Yosef, chamado Bar-Abba, que era alcunhado Justo, e Mattiyahu. E eles fizeram tefillah, e disseram, Tu, Oh Soberano יהוה, que conheces os levavot de todos os homens, mostra-nos qual destes dois Tu tens escolhido, A fim do que possa tomar parte neste serviço e chamado, do qual Yahudah caiu pela transgressão, de modod que ele pode ir para o seu próprio lugar. E eles lhes lançaram sortes; e a sorte caiu sobre Mattiyahu; e ele foi contado com os onze shlichim.
• Yosef – José • Bar-Abba – Filho do Pai • Levavot – Corações • Tefillah – Oração