Introdução:
1 Coríntios
A introdução, formada de saudação e ação de graças, abre o caminho para i discussão a seguir e, no verdadeiro estilo paulino, contém importantes indicações quanto à responsabilidade da carta.
Contexto Cidade de Corinto:
A cidade de Corinto, localizada na região do Peloponeso, na Grécia, desempenhou um papel vital na história antiga devido à sua posição estratégica e dinâmica. Conhecida por sua diversidade cultural, vigor econômico e fervor religioso, Corinto é frequentemente mencionada nas cartas do apóstolo Paulo, que desempenharam um papel crucial na disseminação do Cristianismo.
A cidade de Corinto, com sua rica tapeçaria de religiões, cultura e economia, oferece um contexto fascinante para as cartas do apóstolo Paulo. Através de suas epístolas, temos um vislumbre dos desafios e oportunidades enfrentados pela comunidade cristã primitiva em uma cidade tão diversificada e dinâmica. Paulo não só abordava questões teológicas, mas também respondia aos dilemas sociais e culturais enfrentados pelos cristãos de Corinto, mostrando a relevância de sua mensagem em um contexto urbano complexo.
A história de Corinto, como refletida nos escritos de Paulo, continua a ser uma fonte de estudo e inspiração para aqueles interessados na interseção entre a fé, cultura e economia na Antiguidade. Através do estudo da Corinto antiga, podemos entender melhor a dinâmica das primeiras comunidades cristãs e a forma como elas interagiam com o mundo ao seu redor.
Religião em Corinto
Corinto era um verdadeiro caldeirão religioso. A cidade abrigava uma variedade de templos dedicados a diferentes deuses gregos, como Apolo e Afrodite. O culto à Afrodite, em particular, era famoso, com seu templo localizado no Acrocorinto, uma colina acima da cidade, que atraía peregrinos e adoradores de várias partes do mundo antigo. Este templo não era apenas um centro religioso, mas também desempenhava um papel social importante, onde rituais e festividades eram realizados regularmente.
Além das divindades gregas, Corinto também era um ponto de encontro para diversas práticas religiosas orientais, devido à sua posição como um centro comercial. Religiões de origem egípcia, persa e outras encontravam espaço na cidade, contribuindo para um ambiente religioso sincrético. Quando Paulo chegou a Corinto, ele encontrou uma cidade repleta de práticas pagãs e de um sincretismo religioso intenso. As suas cartas aos Coríntios frequentemente abordam questões de moralidade e idolatria, refletindo os desafios enfrentados pelos primeiros cristãos em um ambiente tão diversificado e, por vezes, decadente. Paulo exortava os cristãos a se manterem firmes na fé e a evitarem a influência das práticas pagãs ao seu redor.
A velha cidade possuía o formoso Templo de Afrodite, onde mi prostitutas sagradas estavam à disposição dos seus devotos. O mesmo espírito, se não o mesmo templo, prevalecia na nova cidade. O provérbio, de significado sexual, “nem todos podem visitar Corinto”, era voz corrente (cons. MNT, pág, xviii). A palavra grega Korinthiazomai, que literalmente significa, agir como um coríntio, passou a significar “fornicar” (cons. LSJ, pág. 981).
Corinto era conhecida por tudo o que fosse depravação, dissolução e devassidão. Foi providencial que Paulo se encontrasse em Corinto quando escreveu a Epístola aos Romanos. De nenhuma outra cidade ele teria recebido tal incentivo, para escrever sobre o pecado do homem, e em nenhuma outra cidade ele teria a oportunidade de ver melhor exemplo dele.
Contemplando as pessoas enquanto esteve hospedado em casa de Gaio, ele teve ocasião de catalogar os pecados humanos apresentados em Romanos 1:18-32. Com tal cenário por fundo, surgiu a Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios, a epístola da santificação. É como se hoje em dia alguém enviasse uma carta sobre santidade para um grupo de crentes em Paris ou Singapura.
Cultura de Corinto
Culturalmente, Corinto era uma cidade vibrante e cosmopolita. A cidade era conhecida por seus eventos esportivos, como os Jogos Ístmicos, que eram quase tão prestigiados quanto os Jogos Olímpicos. Esses jogos atraíam atletas e espectadores de várias partes do mundo grego e romano, promovendo um intercâmbio cultural significativo. Além dos esportes, a vida social em Corinto era marcada por uma mistura de influências gregas, romanas e orientais, criando um ambiente urbano dinâmico e multicultural.
A cidade também era famosa por suas produções artísticas e intelectuais. Corinto hospedava filósofos, poetas e artistas que contribuíam para o florescimento cultural da cidade. Teatros e anfiteatros eram comuns, onde peças teatrais e performances musicais eram apresentadas regularmente. As cartas de Paulo refletem essa diversidade cultural, onde ele frequentemente se refere às disputas e divisões dentro da comunidade cristã, tentando unificar os crentes sob uma doutrina comum apesar das diferenças culturais. Paulo enfatizava a importância da unidade e do amor fraternal como fundamentos da comunidade de Yahshua Moshiach.
A cidade, que de acordo com a lenda, era o lugar onde a Argo de Jasom foi construída, sendo destruída por Lúcio Múmio Acaico, o cônsul romano, em 146 a.C. Foi o fim do primeiro capítulo de sua história. Era inevitável, entretanto, que uma cidade tão favoravelmente localizada fosse ressuscitada. Por isso, em 46 a.C., a nova cidade foi construída por Júlio César, recebendo o “status” de colônia romana.
A importância da cidade deve ter influenciado o apóstolo Paulo em seus esforços missionários. Sendo o ponto central do comércio norte-sul e leste-oeste e contendo uma população de caráter misto – romanos, gregos e orientais – Corinto era um centro estratégico.
Saudação e identificação do Autor
As evidências externas e internas da autoria Paulina da carta são tão fortes, que realmente torna-se desnecessário dar ao assunto mais do que uma atenção superficial. Clemente de Roma, que escreveu em 95 A.D, mais ou menos, refere-se à epístola dizendo-a do “bendito Paulo, o apóstolo”. Esta é a mais antiga citação de um escritor do Novo Testamento, identificado pelo nome (ICC, pág. xvii). Inácio, Policarpo e outros fornecem abundantes evidências externas adicionais. As evidências internas – de estilo, vocabulário e conteúdo – harmonizam-se com o que sabemos de ambos, Paulo e Corinto. Este é um genuíno produto do apóstolo Paulo.
A epístola de 1 Coríntios, escrita pelo apóstolo Paulo, é uma das cartas mais influentes do Novo Testamento. Dirigida à comunidade crente em em Corinto, esta carta aborda uma série de questões práticas e teológicas.
O primeiro versículo de 1 Coríntios começa com uma saudação típica das cartas da época e identifica seu autor, Paulo. Ele se descreve como “chamado para ser apóstolo de Yahshua Moshiach pela vontade de YHWH”. Este reconhecimento não é apenas uma formalidade; ele estabelece a autoridade de Paulo e reforça que sua mensagem é divinamente inspirada. Ao afirmar sua posição, Paulo prepara os leitores para a importância das mensagens que virão a seguir.
A vontade de YHWH – יהוה
Paulo menciona que sua chamada como apóstolo é “pela vontade de YHWH – יהוה”. Esta frase é fundamental porque enfatiza que seu papel e suas palavras são sancionados por uma autoridade superior. Não é uma escolha pessoal ou uma carreira que ele perseguiu por conta própria; é uma missão divina. Este ponto é crucial para compreender a seriedade com que Paulo aborda os assuntos discutidos ao longo da carta.
As boas-vindas aos coríntios – Carta aos coríntios
O versículo termina com uma menção aos destinatários da carta: “à igreja de YHWH – יהוה que está em Corinto”. Paulo não apenas se dirige a uma comunidade religiosa, mas a uma comunidade que ele ajudou a fundar e pela qual sente um profundo carinho e responsabilidade. Esta saudação inicial não só acolhe os leitores, mas também estabelece uma conexão pessoal e espiritual entre Paulo e os coríntios, preparando o terreno para os conselhos e correções que ele oferecerá.
O primeiro versículo de 1 Coríntios pode parecer simples à primeira vista, mas contém uma riqueza de informações e significados. Ele estabelece a autoridade de Paulo, destaca a origem divina de sua missão e cria uma conexão com a comunidade de Corinto. Com este versículo, Paulo prepara seus leitores para uma série de ensinamentos e reflexões que visam fortalecer e corrigir a jovem igreja de Yahshua Moshiach. Portanto, entender este versículo é crucial para apreciar plenamente a profundidade e a importância da epístola como um todo.
1 Coríntios – 1.1
Shaul, chamado para ser sholiach de יהושע ha Moshiach, pela vontade de יהוה, e Sósthenes, nosso irmão Yisraelite,
Comentário do estudo:
1 Eidta – No orginal Aramáico. Todas as cartas de Shaul dirigida às congregações usam esta palavra, O cognato Aramáico respectivo ao Hebráico, edah, é usado ao longo do Primeiro Pacto, demonstrando assim, que Shaul sabia que aqueles grupos eram formados por Yisraelitas que estavam no exílio.
1 Coríntios – 1.2
À congregação Yisraelite de יהוה que está em Qorintyah, aos que são kadosh no Moshiach יהושע, chamados para ser Yisraelites kidushim*, com todos os que em todo lugar invocam o Nome de יהושע ha Moshiach, nosso Soberano, de ambos, deles e nossos:
Transliteração:
Kidushim – santificação pelo casamento: quando o noivo é separado
No contexto bíblico, a santificação é um processo contínuo pelo qual os crentes são separados do pecado e consagrados ao altíssimo. Envolve ser purificado, dedicado e transformado, tanto exteriormente quanto interiormente. A santificação não é apenas um ato externo, mas também uma obra interna de Ruach Hakodesh na vida dos crentes, resultando em uma vida que reflete a santidade de יהוה
1 Coríntios – 1.3
Favor imerecido vos seja dado, e shalom, da parte de יהוה nosso Abba, e do Soberano יהושע ha Moshiach. 4
1 Coríntios – 1.4
Eu sou grato ao meu אלהא, sempre estando ao vosso lado, por causa do favor imerecido de יהוה, que vos foi dado, por meio de יהושע ha Moshiach;
1 Coríntios – 1.5
Porquanto, em todas as coisas estais enriquecidos mediante Ele, em todas as palavras, e em todo da’at;
1 Coríntios – 1.6
Assim como o testemunho do Moshiach foi confirmado em vós:
1 Coríntios – 1.7
De modo que não vos faltou nenhum dom; no tempo em que aguardais a vinda do nosso Soberano יהושע ha Moshiach:
1 Coríntios – 1.8
O qual também vos fortalicerá até ao fim, a fim do que possais permanecer sem mácula no dia do nosso Soberano יהושע ha Moshiach.
1 Coríntios – 1.9
יהוה é fiel, por meio do qual fostes chamados à chavurah de Seu Filho יהושע ha Moshiach, nosso Mestre.
1 Coríntios – 1.10
Agora, eu vos faço apelo, irmãos Yisraelites, pelo Nome de nosso Soberano יהושע ha Moshiach, para que todos faleis como echad, e que não haja divisões entre vós; mas antes, que sejais perfeitamente unidos, e uma só mente e de uma mesma opinião.
1 Coríntios – 1.11
Pois, me tem sido declarado acerca de vós, meus irmãos Yisraelites, por aqueles que se acham na bayit de Chloe, do que há contendas e disputas entre vós.
1 Coríntios – 1.12
Agora isto vos digo, Visto que entre vós alguns dizem, Eu sou de Shaul; e eu sou de Apollos; e eu sou de Kefa; e eu sou do Moshiach.
1 Coríntios – 1.13
Porventura o Moshiach está dividido? Foi Shaul empalado por vós? Ou, fostes imersos em nome de Shaul?
1 Coríntios – 1.14
Eu sou grato a יהוה porque nenhum de vós imergi, senão a Crispos e a Gaios;
1 Coríntios – 1.15
De modo que ninguém dirá que eu imergi em meu próprio nome.
1 Coríntios – 1.16
E eu imergi também a bayit de Tzefanyah: mas além destes, eu não sei se imergi mais alguém.
1 Coríntios – 1.17
Porquanto, não me enviou o Moshiach para mikvah, mas para proclamar a Besorah: não com chochmah de palavras, para que a oferta do Moshiach não se torne sem efeito.
1 Coríntios – 1.18
Porque a proclamação da estaca de execução é loucura para os que perecem; mas para nós, que nos tornamos salvos, é o poder de יהוה.
1 Coríntios – 1.19
Porque está escrito, Eu destruirei a chochmah dos sábios, e reduzirei a nada a binah do prudente.
1 Coríntios – 1.20
Onde está o sábio? Onde está o Sofer? Onde está o contestador do olam hazeh? Não tornou יהוה louca a chochmah do olam hazeh?
1 Coríntios – 1.21
Por conseguinte, na chochmah de יהוה, o olam hazeh por sua chochmah mundana não conheceu a יהוה, foi do agrado de יהוה mediante a simplicade da proclamação, salvar os que crêem.
1 Coríntios – 1.22
Porque os Yahudim requerem um sinal, e os Gregos buscam a chochmah: 2
1 Coríntios – 1.23
Mas nós proclamamos o Moshiach empalado, para os Yahudim, pedra de tropeço, e para os Gregos, loucrua;
1 Coríntios – 1.24
Mas para os que foram chamados, ambos, Yahudim e Gregos, o Moshiach é o poder de יהוה, e a chochmah de יהוה
Comentário:
O poder e sabedoria para salvá-los individualmente, e reunificar ambas as casas, por meio do Messiah.
1 Coríntios – 1.25
Porque a loucura de יהוה é mais sábia do que a dos homens; e a fraqueza de יהוה é mais forte do que a dos homens.
1 Coríntios – 1.26
Pois, vede quanto a vossa chamada, meus irmãos Yisraelitas, que não foram chamados muitos sábios, segundo à carne, nem muitos poderosos, nem muitos nobres:
1 Coríntios – 1.27
Mas יהוה escolheu as cousas loucas do olam hazeh para embaraçar os sábios; e יהוה escolheu as cousas fracas do olam hazeh para embaraçar as cousas que são fortes;
1 Coríntios – 1.28
E אלהא escolheu aqueles dentre as mishpachot humildes do olam hazeh, os que são desprezados, a estes יהוה escolheu, sim, e aqueles que não são, para reduzir a nada os que são alguma coisa:
1 Coríntios – 1.29
Para que nenhuma carne faça ostentação na Sua presença.
1 Coríntios – 1.29
Mas dEle sois, no Moshiach יהושע, que procede da parte de יהוה e se nos tornou chochmah, e tzedakah, e santidade, e geulah:
1 Coríntios – 1.30
A fim do que, como está escrito, Aquele que se janctância, jactancie-se em יהוה.
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